top of page

MEU COMPROMISSO

“Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o Reino de Deus” (Lc 9.62).

 

Impressiono-me quando ligo a TV para ver algum noticiário e me deparo só com notícias de corrupção, morte, guerras (...) mesmo quando a noticia é de vitória do bem contra o mau, mesmo assim a impressão que tenho é que quem as dá, faz de um jeito que não as torna uma boa noticia... não sei se me fiz entender? Mas falta alguma coisa. Dias atrás ouvi alguém dizer que em nossa sociedade é difícil achar quem queira ter compromisso. De um modo geral não queremos assumir nada.

 

Quando ouço isso, e como pastor, logo penso que nosso Deus é um Deus de compromissos. Jesus comprometeu-se tanto que se fez carne, habitou entre nós, tomou nossos pecados e na cruz deu a sua vida por nós. Isto é compromisso!

Talvez nós como despenseiros da Palavra de Deus devamos responder a uma pergunta que não cessa de soar em nossos ouvidos: Em que devemos nos compromissar?

 

Talvez a nossa primeira preocupação seja em relação ao compromisso com a oração. Orar é tocar o trono, orar é abrir as janelas do céu, orar é ver o braço de Deus em movimento, orar é vida de intimidade com Deus, orar é crer, orar é ver Deus trazendo à existência as coisas que não existem orar é saber que Deus é poderoso para fazer infinitamente mais, orar é ter a chave que abre portas.

 

A segunda preocupação e não necessariamente nesta ordem, é o compromisso com a Palavra. De estuda-la (Jo 5.39). De meditar nela (Sl 19.14; Sl 1.2). De guarda-la no coração (Sl 119.11). De ama-la (Sl 119.97). De pratica-la (Mt 7.24, 25). De semeá-la (Sl 126.6).

 

Se conseguirmos nos preparar e assumir estes compromissos acima, estamos aptos a um terceiro e importante compromisso que é com o Reino de Deus. “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33). Isso amplificado em meu coração me da o significado, isto é meu caráter, meu estilo de vida, meu testemunho faz parte de algo maior. “O Reino de Deus está dentro de vós”. Quando o Reino de Deus está dentro, ele reflete por fora. Aí é o sal fora do saleiro, é a luz no velador, é o fermento na massa. Mais do que distribuir a Bíblia, nós somos a Bíblia ambulante (2 Co 3.2), mais do que pregar com palavras, nós somos o bom perfume de Cristo (2 Co 2.15). Paixão pelo Reino, amor pelo Reino, compromisso com o Reino, é viver o Reino, é ter o Reino como prioridade. Em Atos 20, 24 esta se falando disso: “Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do Evangelho da Graça de Deus”.

 

Estamos bem próximo do dia que comemoramos o dia do papai, e porque não pensar como pai que sou um quarto compromisso, o meu compromisso com a família. Tenho aconselhado, pregado e falado sobre isso, sobre o compromisso que temos perante nossa família de sermos sacerdote da família (Jó 1.5). E também de sermos profetas abençoadores de nossa família (Gn 49). E por fim e não menos importantes o compromisso de sermos governo de nossa família (I Tm 3.4, 5). A grande verdade é que sua família é sua prioridade!

 

Para finalizar entendo que Deus está à procura de pessoas que se disponham a uma vida de sério compromisso com a oração, com a Palavra, com o Reino e com a família. Você está disposto?

 

Oro para que com a ajuda da graça de Deus, você possa selar hoje o seu compromisso?

 

Com Estimas

Rev. Claudio de Carvalho

Pastor na IM em Tucuruvi

bottom of page