top of page

      Ao lermos o livro do profeta Ageu podemos ver que o povo de Israel, ao voltar do cativeiro da Babilônia, retoma sua vida e retorna a Jerusalém para reconstruir os muros, a cidade e o templo. No entanto dezoito anos se passam e o templo permanece em ruínas.

 

      No versículo 2 do primeiro capítulo lemos que estava no coração do povo que ainda não havia chegado o tempo de restaurar a casa de Deus e no versículo 4 está escrito: “Acaso é tempo de habitardes vós em casas apaineladas, enquanto esta casa permanece em ruínas?”

 

      As casas estavam apaineladas, isto é, adornadas, enfeitadas, enquanto o templo ainda estava destruído. O tempo estava passando, a vida estava acontecendo e o que importava aos judeus era o seu bem-estar, o seu conforto. A vida religiosa do povo e a sua comunhão com Deus já estava distante, afinal de contas os judeus adoravam somente no templo e tinham o perdão através de sacrifícios anuais feitos no altar do templo. Assim, já fazia 18 anos que estavam sem uma perfeita comunhão com Deus e sem o perdão de seus pecados.

 

     Isso reflete a prioridade do povo. Estavam preocupados em demasia com coisas materiais, que são finitas, e deixaram as espirituais, que são eternas, de lado. Contudo, eles comiam mas não se fartavam, bebiam mas não se saciavam. O versículo 9 diz que tudo isso aconteceu porque “cada um corria para sua própria casa, e deixaram o templo em ruínas”. Ao colocar sua vida religiosa em segundo plano os judeus não poderiam contar com as bênçãos em seu favor.

 

      Ter sonhos e projetos é saudável e necessário para todos nós. Conquistar um ótimo emprego, comprar um carro, uma casa e conseguir aquela promoção, são bênçãos! Mas o que a Bíblia nos orienta é que jamais deixemos o Senhor como opção. Ao lutarmos para sermos vitoriosos nesta vida tenhamos sempre Jesus Cristo como nosso Senhor e orientador para que possamos viver conforme está escrito em Mateus 6:33 “Mas, buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

 

Alessandro Alves Cordeiro

Seminarista na IM em Tucuruvi

Origem 6ªRE da IM

QUAL A MINHA PRIORIDADE?

bottom of page